
Viver sozinha pode ser delicioso mas também implica algumas dores de cabeça. É normal que comecem a surgir muitas dúvidas na gestão do lar, mas principalmente nas zonas comuns – o condomínio.
Quando um prédio se encontra dividido em frações autónomas, como por exemplo, um apartamento, que pertencem a diferentes proprietários, o condomínio integra as várias frações que compõem um edifício. Para que a gestão funcione da melhor forma, é necessário que exista um administrador, responsável por levar a cabo todas as tomadas de decisão da assembleia, e por representar o condomínio a terceiros. É ele que convoca as assembleias, elabora o orçamento das receitas e despesas relativas a cada ano, verifica o seguro contra o risco de incêndio, cobra as receitas e efetua as despesas comuns, entre outras funções que lhe sejam atribuídas. Na maioria dos casos, é um dos condóminos, mas também pode ser alguém contratado, pertencente a uma empresa externa.
Quais os serviços com os quais tenho de obrigatoriamente comparticipar?
Todas as despesas e serviços de que o condomínio necessite para o seu funcionamento normal, como a eletricidade e água das zonas comuns, manutenção dos elevadores e da limpeza, entre outras despesas pontuais.
Quero fazer uma festa para celebrar a minha mudança… qual o horário em que posso fazer ruído em casa?
O designado barulho normal, como o ruído dos eletrodomésticos (aspirador, televisão, máquina da roupa), pode ser feito no horário das 7h às 23h. Se queres fazer um jantar ou uma festa, tem atenção à intensidade do barulho, sobretudo se for suscetível incomodar a tranquilidade da vizinhança.
Tenho de estar presente nas reuniões de condomínio?
Estares presente nas reuniões ajuda-te a participar nas decisões do prédio e a conhecer e a conviver de forma saudável com os vizinhos. Se os avisares antecipadamente da festa, de certeza que serão mais benevolentes e assim não terás convidados de última hora, como a polícia...