
Atualmente temos ao nosso alcance qualquer tipo de cosmético. Mas sabes como surgiram? Quais foram as primeiras mulheres que se preocuparam em criar instrumentos para potenciar a sua beleza? Descobrimos algumas curiosidades de beleza que te vão surpreender.
A maquilhagem, uma das nossas melhores amigas, era utilizada pelas mulheres egípcias que encontraram mil formas de evidenciar a sua beleza. Realçavam os olhos com cores fortes, principalmente as pálpebras, utilizando cores vivas que obtinham através de uma mistura dea terra, cinzas e tinta. Diz-se que Cleópatra usava uma sombra azul feita com lápis-lazúli moído nas pálpebras superiores, e outras de malaquite nas pálpebras inferiores.
As egípcias também foram as primeiras mulheres a pintar os lábios, com uma tinta feita de ocre vermelho e ferro natural que se espalhava com uma escova ou pau. Escureciam as sobrancelhas e as pestanas com um pó de sulfeto de chumbo misturado com gordura de carneiro e ocre vermelho. Também maquilhavam a face e untavam as mãos com tinta de hena para ter um aspeto rosado e juvenil. Uma verdadeira rotina de beleza, sem deixar escapar nenhum detalhe.
Os primeiros vernizes eram igualmente feitos deste material, enquanto a tinta de hena previamente injetada num cato (uma substância que se extrai de árvores como a acácia) servia para pintar o cabelo e a barba dos homens do Antigo Egipto.
A ideia de melhorar a pele e principalmente torná-la mais branca surgiu na Grécia e Roma antigas, com uma mistura feita à base de gesso, farinha de favas, giz e carbonato de chumbo. A máscara de pestanas era uma mistura de ovos de formiga e moscas trituradas! Naquela época, ser bela era uma autêntica virtude.
Novos costumes
Mas foi com a corte francesa que nasceu a verdadeira maquilhagem semelhante à dos dias de hoje. Eram misturados diversos pós com creme nacarado à base de enxofre para conseguir o efeito esbranquiçado na cara. No entanto, esta mistura era um verdadeiro risco para a pele e para a saúde, chegando a provocar algumas mortes.
Sem dúvida que teve de passar muito tempo para que os cosméticos que usamos no nosso dia a dia fossem mais simples, sem perigo para a saúde e que servissem para transformar a beleza num processo bem mais simples. Em 1907, o químico Eugene Schüeller, fundador da L’Oréal, inventou a primeira tinta sintética para o cabelo e, em 1936, o primeiro filtro solar.
E na cosmética masculina? Os homens só tiveram direito a embelezar-se com a primeira linha de cosmética masculina “Gureli", em 1950.
Os anos 50 foram um passo importante na história da maquilhagem. Os produtos de bronzeamento tiveram o seu auge com a casa Chanel e a revolução do seu mítico perfume Chanel nº 5, criado pelo perfumista Ernest Beaux, em 1951.