
Frida Kahlo nasceu em 6 de julho de 1907, em Coyocoán, Cidade do México, México. Considerada uma das maiores artistas femininas do Século XX, esta mostra de 71 fotografias - 44 em exposição no CascaiShopping, entre 15 de maio e 12 de julho, e 27 em exposição no AlgarveShopping, entre 19 de junho e 10 de julho - abre uma página à vida íntima da artista e apresenta Frida Kahlo em momentos privados e públicos.
O amor, a dor, a política, a criatividade e a procura da sua própria paz interior revelam a personalidade de uma artista, mas, ainda mais, de uma mulher que se tornou o símbolo da força e independência do universo feminino.
A exposição inclui imagens de alguns dos principais autores do mundo da fotografia, amigos e companheiros da vida de Frida Kahlo, desde Gisele Freund, Leo Matiz, Edward Weston, Lola e Manuel Alvarez Bravo à Imogen Cunningham e Nicholas Muray, entre outros.
Frida Kahlo e a Moda
Tendo contraído poliomielite aos seis anos de idade, e sofrido um acidente de autocarro aos 18, Frida Kahlo possuía cicatrizes e deformações no corpo e tinha de usar um espartilho para as dores nas costas.
Com o intuito de esconder o seu corpo, Frida Kahlo começou a desenhar a sua própria roupa, quebrando as convenções estilísticas de moda da época.
Usava “huipils” (blusas mexicanas tradicionais indígenas) e saias compridas, que foram massivamente bordadas com flores de cores vivas.
O seu cabelo estava sempre trançado e decorado com flores frescas e fitas. A sua sobrancelha forte e caraterística foi um grande contraste ao estilo das sobrancelhas “linha de lápis” finas da época. Usava acessórios de ouro e prata de arte popular, importava têxteis da Europa, desde seda francesa ao algodão espanhol, criava tecidos únicos e misturou-os com os vários trajes tradicionais mexicanos. Com o seu próprio estilo e a forte personalidade, Frida Kahlo abraçou as suas raízes mexicanas e misturou várias culturas populares, mostrando um dualismo entre a mulher frágil e a “femme fatale”. Aprendeu a amar-se a si própria e a criar uma imagem positiva da beleza.
A obra de Frida Kahlo
A obra criativa de Frida Kahlo é composta, maioritariamente, por autorretratos. A artista dizia ''Pinto-me a mim mesma, porque estou sozinha e porque sou o assunto que conheço melhor.'' Os autorretratos criavam uma função restituidora e o seu trabalho denotava um intenso processo de integração e de encontro consigo mesma.