
O filme retrata a história da mulher de um milionário nova-iorquino, Jasmine que se habituou a um conforto fora do comum e aos maiores luxos, mas quando o marido se apaixona por outra e lhe pede o divórcio, tudo em que Jasmine sempre acreditou perde o sentido.
Jasmine (Cate Blanchett) é uma mulher rica e glamorosa da alta sociedade de Nova-Iorque que de repente, depois do divórcio, se vê na bancarrota. Sem dinheiro nem teto, muda-se para casa da irmã Ginger (Sally Hawkins), em São Francisco.
O apartamento onde a irmã vive com o companheiro é pequeno e sem qualquer tipo de luxos, portanto muito diferente do que Jasmine estava habituada. A nova moradora vem com tudo menos com humildade. Em completa negação, Jasmine traz muito rancor e frustração na bagagem, aos quais ainda vai juntar vários antidepressivos e ansiolíticos.
Ao atravessar o momento mais crítico da sua vida, Jasmine dedica-se a discutir com quem lhe deu guarida, a impor as suas necessidades e a recordar a sua antiga vida em Manhattan. Não é só a sua conta bancária que está vazia… Para a nova vida ela também não trouxe qualquer paz ou amor.

Com este filme, escrito e realizado pelo famoso Woody Allen, a atriz Cate Blanchett venceu os prémios de cinema mais importantes na categoria de Melhor Atriz: o Óscar, o BAFTA e o Globo de Ouro.