Lenços cor-de-rosa na luta contra o Cancro da Mama
Lenços cor-de-rosa na luta contra o Cancro da Mama

De 27 a 31 de outubro, várias figuras públicas colocarão um lenço rosa como sinal de apoio e solidariedade para com as mulheres


A Europa Donna Portugal - membro da Coligação Europeia Contra o Cancro da Mama e que desenvolve a sua atividade através da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) – desafia os homens portugueses a colocarem um lenço cor-de-rosa na cabeça, real ou virtual, durante a semana de 27 a 31 de outubro, como forma de assinalar o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama, que se comemora anualmente a 30 de outubro.

Com a iniciativa “Lenço na Cabeça também é de Homem”, a organização pretende promover um Movimento nacional que mostre a solidariedade dos homens com as mulheres que sofrem de cancro da mama.


Todos os anos, 1.3 milhões de mulheres em todo o mundo são diagnosticadas com cancro da mama. Em Portugal, surgem 4.500 a 5.000 novos casos anualmente. Considerando estes números, a Europa Donna Portugal tem como objetivo principal aumentar a tomada de consciência para esta doença.


Sob o mote “Lenço na Cabeça também é de Homem”, a iniciativa será promovida no online, através de uma aplicação que permite criar um avatar para as fotografias de perfil das páginas de Facebook, e com ações de rua, que incluem a distribuição de lenços cor-de-rosa aos homens portugueses para que respondam ao repto lançado pela Europa Donna Portugal.


Os homens portugueses serão, desta forma, desafiados a colocar o lenço cor-de-rosa e a alterar a sua imagem de perfil na rede social em sinal de solidariedade para com as mulheres. Ao aceitar este desafio, estarão a promover uma corrente nacional de apoio à causa e a chamar a atenção de autoridades locais e nacionais, bem como de instituições da União Europeia, para a necessidade de dar mais atenção a este tema.


Francisco Cavaleiro de Ferreira, Presidente da LPCC, explica que “esta campanha pretende não só sensibilizar os homens para uma doença que afeta sobretudo as mulheres e que, quando as afeta, afeta também as suas famílias, os maridos, os pais, os filhos, os amigos. E além de lembrar que o homem pode ter um papel fundamental no apoio que dá à mulher, esta campanha também homenageia todos os homens “que colocaram o lenço” e lutaram lado a lado com as suas mulheres, filhas, irmãs e amigas contra esta doença”.


Com esta iniciativa simbólica, a Europa Donna, através da LPCC, pretende posicionar o cancro da mama como uma doença de toda a sociedade e não apenas das mulheres.


Esta campanha vai contar com o apoio das seguintes figuras públicas: Nuno Pardal | Martinho Silva | Afonso Vilela | Miguel Costa | Pedro Barroso | Hélder Reis | André Henriques | Ruben Rua | João Mota | Fernando Pires | Marco Delgado | Sisley Dias | Ricardo Araújo Pereira | José Diogo Quintela | Tiago Dores | Miguel Góis | Eduardo Madeira | Luís Pedro Nunes | Guilherme Fonseca | Daniel Leitão | Luís Filipe Borges | Nuno Markl |


Aldo Lima | Luís Franco-Bastos | João Só | Vasco Palmeirim | Pedro Ribeiro | Nilton | Mariana Alvim | Joana Cruz | Rui Unas | José Pedro Vasconcelos | Tânia Ribas de Oliveira.

Para mais informações, visite o site da Liga Portuguesa Contra o Cancro http://www.ligacontracancro.pt/ ou a página de Facebook https://www.facebook.com/ligacontracancro?fref=ts


SUBIR
x
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para facilitar e melhorar a navegação, reunir informação estatística da sua navegação e mostrar-lhe conteúdos e publicidade relacionados com as suas preferências. Se continuar a navegar, consideramos que aceita o seu uso. Pode obter mais informação consultando a nossa política de cookies e condições de utilização.