
"Olhos que não veem, coração que não sente”. Mas neste caso, o que o FB não te conta, o coração tem curiosidade em saber. As redes sociais são uma excelente via para contactos sociais e profissionais, porém, no que respeita às questões sentimentais, o caso muda de figura. As novas tecnologias não só alteraram o mundo como mudaram as relações. No metro, em casa, no trabalho, a tua vida privada não para e muitas vezes encontra-se mais exposta do que pensas. Os pedidos de amizade de ex-namorados nascem "como cogumelos", pessoas que passas na rua e não cumprimentas, saber quem te eliminou da sua vida são apenas algumas das pequenas aventuras neste mundo virtual, que conduzem a ciúmes constantes.
Se existem estudos que mostram que utilizar facebook no trabalho incrementa o bom humor e produtividade dos trabalhadores, no que respeita ao amor, o departamento de Psicologia da universidade canadiense de Guelph realizou uma pesquisa em que revela que o FB pode provocar graves crises emocionais no casal, que conduzem à rutura da mesma. Espreitas os “likes” para ver quem gosta daquela foto em que ele está sozinho? Queres esquecer de vez o ex-namorado? Mudou o estado para solteiro? Ficam algumas ideias para preservar a tua sanidade emocional.
Empatia. Põe-te no lugar dele e ele no teu
Se queres que a tua relação seja saudável e perdure, tanto na vida real como online, lembra-te de não fazeres ao teu par aquilo que não gostavas que te fizessem a ti. As redes sociais são propensas a aumentar a fertilidade da nossa imaginação e os comentários por parte de outros. A fotografia que o teu namorado colocou com uma amiga e os 100 comentários escritos pelos amigos provocam uma série de dúvidas e desconfianças. Nos Estados Unidos, 1 em cada 5 casais divorciam-se por esta razão.
E se tens uma relação à distância prepara-te para que os ciúmes ataquem com mais frequência. Sê compreensiva e dialoguem sobre o sofrimento que este tipo de comentários pode causar. Tentem chegar a um acordo… afinal, foi ele que colocou aquela foto, mas podias ser tu!
Valoriza-te
A ex-namorada, a amiga de infância, o amigo que desencaminha, o primo que faz comentários provocadores… admite que gostas de os "controlar" e, para ti, eles não são de confiança! Ele pode criar os ciúmes que quiser mas a forma como estes te afetam… é um problema teu! A maioria dos ciúmes têm origem na baixa autoestima ou simplesmente são a desculpa ideal para muitas das outras coisas que não te agradam nele. Esquece as comparações! Afinal, se fores segura de ti mesma, ninguém conseguirá provocar-te!
A importância dos limites
"O meu namorado escreve elogios e piropos a outras raparigas e algumas conheceu-as no dia anterior". Flirtar é uma arte e existem homens que apesar de estarem numa relação, querem sempre ter um harém aos seus pés. Achas que essas conversas têm duplo sentido e que o teu namorado está a falhar emocionalmente? Talvez seja hora de colocares os teus limites.
Não apagues o teu ex das redes sociais
Se visualizas constantemente as suas atualizações de perfil e tens uma vontade louca de eliminá-lo e não saber nada dele, essa não é a solução, pelo menos enquanto ele ainda estiver presente na tua cabeça. Um estudo da Brunel University de Londres afirma que não apagar o teu ex das redes sociais supõe experimentar uma melhor etapa de pós rutura, relacionada com o teu crescimento pessoal. Se ainda é recente e preferes não ver as atualizações dele no perfil, opta por selecionar "não ver atualizações desta pessoa". A escolha é tua.
Aproveita o tempo
Atualmente é quase impossível saber quantas horas estamos "ligadas" a Internet, ela está connosco em todo o lado! Se acabas de terminar uma relação, as redes sociais não são o teu melhor aliado. Aproveita o tempo livre para ler um livro, sair com as amigas ou ir ao ginásio. Fica em forma e sem pensar demasiado no que não te faz bem!
Define o que queres partilhar
As redes sociais criaram a necessidade de exposição constante. Tu é que decides o que queres que saibam de ti. Não é necessário publicar informação da vida pessoal e algumas publicações podem originar situações desconfortáveis. Utilizar as redes sociais de uma forma discreta é uma forma de te respeitares a ti mesma, ao teu namorado e manter a relação saudável.