
Apenas dezoito por cento dos portugueses admitem ser muito confiantes, segundo um estudo da marca de barbear Gillette “Quando tudo encaixa para os homens”. Esta pesquisa internacional, realizada pela Ipsos, pretende mostrar uma perspetiva de diferentes aspetos da vida dos homens.
“Está satisfeito com a sua aparência?”, “Quando se cuida mais: quando está comprometido ou solteiro?”, “Qual é a sua maior prioridade?”, “Tem confiança em si mesmo”, estas foram algumas das questões colocadas aos 4151 homens, entre os 22 e os 34 anos, de 13 países.
Uma das principais conclusões deste estudo é que os homens cuidam da sua imagem. Efetivamente, 1 em cada 3 dos inquiridos reconhece que uma das principais preocupações é o cuidado com a sua pele tentando evitar ao máximo todo o tipo de problemas como irritações ou cortes com a lâmina. No entanto, na sua maioria (53%) reconhece que manter o peso ideal é sua a maior preocupação.
Mas na realidade, é a estabilidade financeira que está no topo das preocupações dos homens. Mais de metade dos inquiridos (58%) revela que tem como prioridade melhorar as suas condições económicas.
A carreira é igualmente uma preocupação apesar de só 2 em cada 10 dos inquiridos se sentirem orgulhosos com o seu percurso profissional. Os portugueses estão abaixo da média com um índice de satisfação de 12%, sendo os espanhóis os mais satisfeitos (49%).
Outra conclusão do estudo é que, em termos gerais, os homens atribuem à sua companheira um papel preponderante, sobretudo porque valorizam a sua opinião em matéria de estilo, sendo este um fator determinante para a confiança de todos os inquiridos.
Os homens… e o seu cuidado pessoal
A tendência é real. Os homens preocupam-se cada vez mais com a sua aparência. A estética e o cuidado pessoal são influenciados por vários fatores, mas acima de tudo o que importa é que não descuidem da sua imagem.
Os resultados deste estudo revelam que os espanhóis são os mais satisfeitos com a sua aparência (60%), seguindo-se os portugueses (25%) e os chineses (22%).
Relativamente à condição física, manter o peso ideal é a maior preocupação para a maioria dos homens (53%), sobretudo para os brasileiros e os indianos (58%). Em Portugal, mais metade dos entrevistados (55%) responderam que a manutenção de peso é a sua preocupação mais stressante, sobretudo nos homens entre os 27-30 anos (65%).
Outra conclusão deste estudo é que os portugueses comem mal. No que se refere à alimentação saudável, apenas 20% dos inquiridos está satisfeito com o que andam a comer, contrastando com os espanhóis (49%).
No que toca à moda, os espanhóis lideram a lista dos mais satisfeitos com o seu look (64%), seguindo-se os turcos e os indianos, com 52%. No fundo da tabela, encontramos os portugueses (17%), os chineses (18%) e até mesmo os italianos (27%).
Os homens têm confiança em si mesmo?
Apenas 3 em cada 10 inquiridos confessam ter confiança em si mesmo. Os turcos (65%), seguidos dos indianos (61%) e dos espanhóis (60%) são os que ocupam os lugares cimeiros neste ranking. A contrastar, encontram-se os italianos, os chineses e os portugueses que, com 23%, 20% e 18% respetivamente, são os que menos confiam em si mesmo.
Fonte: Gillette