
Nem sempre é fácil manter um cabelo perfeito quando este é encaracolado. No entanto, se forem utilizados produtos e cuidados adequados à fibra capilar e te comprometeres com uma rotina diária, verás que será mais simples do que imaginas.
A principal razão para ser tão difícil controlar um cabelo encaracolado é porque normalmente este tende a ser seco e quebradiço. O segredo está na sua nutrição e hidratação em profundidade.
É comum pensar que o cabelo encaracolado é mais grosso. Apesar de aparentar mais volume, muitas vezes é fino e apresenta uma cutícula frágil, que se abre com facilidade, provocando o encrespamento, falta de brilho e as temidas pontas espigadas.
Por esse motivo, evita as escovas agressivas e utiliza ferramentas específicas para este tipo de cabelo.
Se utilizares produtos próprios para dar definição, vais minimizar o risco de danos além de evitares os alisamentos com placas ou químicos. O desembaraçador de cabelos é um bom truque usado nas crianças e que te pode ser útil.
Tira o máximo partido do volume (cada vez mais uma tendência dos haistylists) e seca o cabelo com um difusor. Usa sempre um protetor de calor para minimizar os danos.
A arma secreta de muitos cabeleireiros? O óleo para cabelos. Este ajuda a nutrir e a devolver o brilho. Pode ser usado antes da lavagem (em pose), durante (adicionado à máscara) ou após (antes da secagem ou como finalização). Pode ainda ser aplicado a qualquer altura do dia, com o cabelo seco, sempre que precisares de um pouco mais de nutrição.
Lembra-te que para ter um cabelo saudável e bonito é importante que o cortes regularmente, em média, de três em três meses. Além de acertar o penteado, vai eliminar e prevenir pontas estragadas.
O melhor de tudo… é que o cabelo encaracolado está na moda! Aproveita as tendências dos penteados wet, apanhados e maxi volume.