
O sol é imprescindível à vida, mas todo o cuidado é pouco na hora de bronzear. Tem em mente estes 8 aspetos e aproveita o sol de forma benéfica e saudável.
1. A exposição solar em demasia é perigosa. Não te esqueças de que estás constantemente sujeita à radiação ultravioleta, seja na praia, no campo, a praticar desporto e até mesmo quando o tempo está enevoado.
2. A radiação ultravioleta provoca queimaduras solares e é cancerígena.
3. Em Portugal, deve-se evitar a exposição direta ao sol entre as 11h30 e as 16h30.
4. Aplicar protector solar é fundamental. Aplica-o em casa 30 minutos antes de chegares à praia, e reaplica de duas em duas horas ou após o banho no mar ou piscina. Para uma proteção segura, utiliza um índice superior a 20 ou 30.
5. O envelhecimento da pele é um problema comum. A pele tem memória da radiação solar infligida ao longo da vida e o excesso provoca o seu envelhecimento precoce, podendo dar origem ao cancro.
6. A idade é um fator a ter em conta. As queimaduras solares ocorridas na adolescência e no início da idade adulta estão mais predispostas a um melanoma (cancro da pele agressivo).
7. Pele, olhos e cabelos claros são mais sensíveis ao sol e mais propícios a queimaduras. É importante aplicar um protetor solar de índice elevado diariamente, mesmo em cidade e no inverno.
8. Os acessórios, principalmente óculos e chapéus, devem ser utilizados para proteger a retina, cabeça, orelhas e pescoço da radiação solar.
É importante que te lembres destes factos e que a exposição solar seja feita de forma gradual. Agora que relembraste os cuidados a ter, aproveita os banhos de vitamina D, mas sem exageros!
Fonte: Garnier e Liga Portuguesa Contra o Cancro