
Para assinalar o dia em que o Doutor Emmett Brown definiu em 1985, como o dia da viagem de regresso ao futuro no Delorean, para conhecer os filos de Marty Mcfly, sugerimos cinco destinos futuristas que tu também podes visitar.
Poitiers & Toulouse, França
França é um destino próximo para que te possas sentir como uma verdadeira astronauta. Em Toulouse, encontras a Cité de l'Espace, um parque temático orientado pela conquista do espaço e onde podem ser vistos modelos em escala real do foguetão Ariane 5, da estação espacial Mir e módulos da nave espacial Soyuz, além de um extraordinário planetário. Mais a norte encontras Poitiers, onde se encontra o Futuroscope, um parque temático que conta com as mais recentes tecnologias cinematográficas audiovisuais e robóticas. É sem dúvida um lugar onde podes colocar à prova os cinco sentidos.
Las Cruces, Estados Unidos
Se quiseres ser pioneira em territórios não explorados podes ir até ao Spaceport America. Muito embora a venda de viagens aeroespaciais esteja ainda em fase experimental, no estado do Novo México encontramos o primeiro porto de voos espaciais do mundo. A sua zona de lançamentos tem 62 quilómetros quadrados e o seu centro de operações foi desenhado pelo aclamado arquiteto Norman Foster. Na verdade, podes realizar um tour guiado ao porto espacial, onde podes ver as mais recentes novidades no que respeita a tecnologia espacial.
Masdar City, Abu Dabi
O luxo e a inovação são palavras de ordem na identidade de Abu Dabi. Nesta cidade podes encontrar Masdar City, um lugar concebido com o objetivo de ser a primeira cidade do mundo sem emissões de carbono, onde não circulam carros e que será alimentada a 100% por energia renováveis através de painéis solares. A título de curiosidade, o design da cidade foi concebido para aproveitar as correntes de ar – conta com ruas estreitas que servem como túneis – e tem uma torre de vento que canaliza todo o ar até ao solo, facultando assim uma espécie de ar condicionado natural em pleno deserto. O projeto começou em 2008 e prevê-se que possas visitar a cidade já no ano que vem.
Songdo, Coreia do Sul
A cidade sul-coreana de Songdo é sem dúvida a definição perfeita do que é uma cidade do futuro. Muito embora não venha a estar concluída antes de 2018, há várias zonas que podes visitadar com as suas bonitas zonas verdes – que ocupam quase metade da cidade – o seu magnífico edifício Tri-bowl, um espaço cultural com a forma de um prato gigante - construído sobre um pequeno lago. Esta cidade vai contar com um sistema interligado com o qual se poderá usar transportes públicos, pagar o estacionamento ou abrir a porta de casa usando um simples cartão. O projeto tem como propósito a aplicação do princípio de “telepresença”, que estará incorporado nos televisores. As crianças andarão com um dispositivo de rastreio implementado em braceletes com um microchip.
Cidade de Singapura, Singapura
Singapura é indubitavelmente uma das cidades mais ecológicas do mundo e das mais conscientes das alterações climáticas. Comprometida em não gerar resíduos – meta até metade do século, a capital de Singapura foi a primeira cidade e introduzir o imposto de congestionamento, instalando nas suas vias câmaras com emissões em tempo real, sensores e GPS para evitar atrasos. Além disso, desenvolveu cartões de identificação através de radiofrequência que permitem que pessoas com mobilidade reduzida possam ativar os semáforos para verde para a passagem de peões. O se "Supertree Grove" é digno de registo, com a sua forma de árvore e quase 16 andares de altura, que absorve a água da chuva, a energia solar e o calor. É sem dúvida uma cidade dentro de um jardim.
Fonte: Rumbo