
Combinar dourado e prateado, usar calções no inverno, usar estampados ou brilhantes no dia a dia... Rompemos com alguns mitos de moda que se perpetuaram durante muito tempo.
1. Nada de branco depois de um dia de trabalho. Mito! O branco é uma cor excelente para o verão e atrai boas energias. Sapatos, vestidos ou jeans brancos fazem-te parecer mais morena e dão-te uma aparência mais clean, um duo perfeito para esta estação do ano.
2. Não vestir branco num casamento. Por te vestires de branco no casamento da tua melhor amiga não significa que lhe vais roubar o protagonismo. Principalmente a tradição já passou à história e existe uma extensa paleta de cores de vestidos de noiva. Um truque: quebra o branco com acessórios e sapatos coloridos.
3. Não mostrar o sutiã. Com a quantidade de sutiãs bonitos e sensuais que existem no mercado é uma pena não os revelar… subtilmente. Uma opção é um modelo estilizado como o de Madonna, não muito decotado, debaixo de um top semitransparente. Outra opção é um sutiã colorido de meia copa com uma camisa ligeiramente desabotoada para mostrar só a parte superior.
4. Mostrar pernas ou decote, nunca ambas. Nos anos 90, esta era uma das regras de ouro da Spice Girl Victoria Beckham. Podes quebrar esta regra mas com muito cuidado e equilibrio. Aposta no bom senso e bom gosto...
5. Os brilhantes são só para a noite. É óbvio que não vais para o escritório com um vestido de lantejoulas dos pés à cabeça... Mas porque não uma saia de mini lantejoulas, umas calças ou camisola com alguns apontamentos em brilhantes? Um pouco de brilho no dia a dia ajuda a realçar a beleza.
6. As mulheres altas não devem usar saltos. Costuma dizer-se que os homens ficam intimidados ao lado de uma mulher mais alta mas acreditamos que, na verdade, ficam fascinados ao olhar para o quanto ficas sensual em cima de uns saltos de 8cm. A única regra no que toca aos sapatos de salto alto é que te devem permitir caminhar de forma confortável e confiante.
7. Joias = menos é mais. É tudo é uma questão de gosto e estilo. Não te deixes influenciar pela opinião e gosto dos outros. O importante é que te sintas tu mesma com o teu estilo e acessórios. Usa e abusa das joias. Afinal, os diamantes são os melhores amigos das mulheres… mesmo que sejam bijuteria.
8. Nunca combines ouro e prata. Cada vez mais, conjugar dourado e prateado é uma tendência, e muitas vezes ficam melhor juntos do que separados. Os diferentes metais complementam o look e são ideais para as mais rebeldes e para as que gostam de brilhar!
9. Quanto mais caro, melhor é a qualidade. Gastar muito dinheiro numa peça de roupa não significa que esta seja de qualidade. Certifica-te dos materiais, onde são feitas as peças e os cuidados que deves ter para as conservar. Só desta forma saberás o seu valor real.
10. Calções só no verão. Se gostas de usar calções curtos durante todo o ano, não te sintas intimidada. No inverno podes combinar calções com meias ou leggings, camisolas XL e botas rasas. No verão, aposta nas sandálias e nos tops de alças.
11. Uma mulher baixa não deve usar vestidos compridos. Não há motivo para tal, desde que estes sejam de tecidos leves e com pouco volume. Na verdade, até podem favorecer a tua figura e fazer-te parecer mais alta.
12. Não usar um vestido curto ou minissaia a um evento formal, como um casamento ou entrevista de trabalho. Podes sim, dependendo da cultura da empresa e do dress code do evento, claro. Contudo, se for uma empresa mais conservadora, combina um blazer clássico com um vestido ou saia pelos joelhos, para criar um look interessante e com personalidade.
13. Não mistures padrões. Cria um outfit original e atreve-te a misturar todos os estampados que estão no armário: bolas com flores, riscas com quadrados... Verás que o resultado pode ser bem divertido e surpreendente. A única regra é o equilíbrio.
14. O estilo não se aprende. Apesar de todos os programas de televisão que te dizem como vestir, o estilo é pura química. Só obténs resultados através da experimentação. Põe à prova a tua intuição e mistura tudo o que tiveres no armário. Apesar de, à primeira vista, te parecer um desafio impossível, pode ser mais fácil do que parece, desde que seja genuíno e espontâneo.