
O e-mail é, provavelmente, a ferramenta que mais utilizas no trabalho. Mas antes de carregares no “enviar”, lê as seguintes dicas para evitar desastres!
Não uses o e-mail para assuntos delicados:
É sem dúvida, uma forma rápida e simples de comunicar com os colegas e o chefe. Mas os e-mails não são perfeitos e, muitas vezes, são também os culpados de muitos erros de comunicação. Se pretendes apresentar uma nova ideia ao teu superior, é preferível pegares no telefone ou ires até ao seu gabinete.
Lê e relê:
Regra de extrema importância, principalmente se estas a enviar uma mensagem do smartphone. Devido aos correctores ortográficos automáticos, por vezes podes enviar um e-mail recheado de gafes e palavras sem sentido.
Atenção à etiqueta:
Embora não tenhas de manter uma linguagem demasiado formal nas mensagens de correio electrónico, há regras que devem ser seguidas. Se estás a enviar um e-mail para alguém mais próximo ou com quem costumas falar regularmente, é aceitável trocar o “bom dia” por um “olá” e os “cumprimentos” por “beijinho”. No entanto, seja qual for o remetente, deixa os “LOL” e os ícones sorridentes (ou smiles, se preferires) de lado!