
São pequenos truques que te permitem reduzir os custos que regra geral estão associados à época festiva que se aproxima, como presentes e decoração personalizadas. A imaginação pode ser a tua maior aliada.
Começa pelos cartões de Natal. Numa era que se caracteriza por ser digital, opta por utilizar a internet para desejar as Boas Festas a quem mais gostas, sobretudo se estiveres distante. Através de ‘chats’, redes sociais ou emails, podes enviar postais virtuais com música e/ou personalizados. Se não fores fã das novas tecnologias, utiliza o telefone, liga ou envia um sms.
Opta por confecionar os pratos, os aperitivos e as sobremesas. E pede aos familiares com quem vais passar o Natal para contribuírem com algo para a mesa comum. Mais uma dica para poupar na alimentação: nas semanas antes do Natal, opta por rentabilizar o que tens no frigorífico e no congelador. Desta forma, além de poupares, também libertas espaço para o que vais cozinhar no Natal.
Natal não é Natal se não puderes surpreender a família e os amigos? Opta por reunir algumas pessoas e fazer compras em conjunto. Desta forma, poupas e ofereces prendas melhores. Outra das estratégias para poupar passa pelo amigo secreto - desta forma, em vez de comprares vários presentes, compra apenas um e podes oferecer algo mais caro.
Importante é evitares as compras de última hora, porque o impulso não costuma ser bom conselheiro. E utilizares com moderação o cartão de débito. Se estabeleceres um orçamento máximo para as tuas prendas e pagares em dinheiro, mais facilmente cumpres com as metas fixadas.
Opta por aproveitar também os descontos das lojas online. Além de poupar na carteira, também poupas no tempo.
E porque não seres tu a desenvolver, construir, elaborar, e cozinhar as tuas prendas? Como uma compota ou uma peça decorativa, é possível personalizares os presentes, poupar e utilizar materiais recicláveis.
Por fim, é possível poupares também nos embrulhos. Utiliza papel de jornal, folhas de revistas ou papel kraft para embrulhar os teus presentes de forma original. Para decorar e fazer as etiquetas que identificam o destinatário, opta por desenhos, e recorta letras de revistas. A teoria é a mesma para as decorações: reutiliza as de anos anteriores, dá-lhes uma nova vida, personalizando-as com postais e sacos de Natal antigos.
Segue estes conselhos e tem uma vida financeira equilibrada e mais saudável!