Fui despedida e agora?
Fui despedida e agora?

 

 

Nem tudo o que reluz é ouro! Parecia o trabalho perfeito e pensavas que irias construir uma carreira sólida na empresa? Pode ser um pouco desinteressante ter o mesmo local de trabalho durante vários anos seguidos...

Certamente que já existiram manhãs em que acordaste a pensar como o teu dia seria diferente se não tivesses de ir trabalhar. Podias ficar a dormir até mais tarde, tomar o pequeno-almoço numa esplanada ou ir ao ginásio. A lista de atividades que poderias realizar são infinitas e não tinhas a preocupação de olhar para o relógio constantemente.
O que não esperavas é que esse desejo secreto se transformasse em realidade. O primeiro impacto é sempre o momento mais difícil de aceitar, mas, como diz o ditado, "depois da tempestade vem a bonança". Aproveita esta liberdade (inesperada!) para pensares num novo projecto e dar asas à tua criatividade.
É o momento certo para seguires em frente, com coragem e determinação, e principalmente com uma atitude positiva.

Damos-te cinco dicas para encarares este momento com um sorriso nos lábios:

 

1. Pensamento do dia: atitude positiva. Ter uma atitude positiva é um grande contributo para quando pensas que não és capaz. Começa o dia com um sorriso e verás como a tua sorte vai mudando, ao longo dos próximos dias.

 

2. A teoria dos 4 R's. Aproveita o tempo livre para fazeres um refresh à tua vida. Tudo não passa de uma questão de psicologia. Para avançares com um novo projecto é necessário um espaço físico e mental na tua vida. Sabe como o conseguir:

Renovar: Faz uma limpeza geral no teu armário e desfaz-te de todas as roupas que te lembram o teu antigo trabalho.

Reciclar: Recicla as tuas relações com as outras pessoas. A velha desculpa de “não posso porque tenho de trabalhar” tem vindo a prejudicar a relação de amizade que tens com as tuas amigas e a tua vida social é praticamente inexistente. Aproveita para reatar velhas amizades. Sempre que receberes convites para festas ou estreias de novos filmes, não recuses. Conheces pessoas novas e, quem sabe, se não fazes contactos importantes que te levem a um novo trabalho?

Reativar: Para que o cérebro esteja 100 por cento apto para um novo projeto de vida, o teu corpo também deve estar saudável. O exercício físico é fundamental na oxigenação do cérebro, mas é igualmente útil para te manter ativa. E não é necessário gastares dinheiro para fazer exercício físico. Aproveita para recarregar energias e aumentar os níveis de vitamina D: correr ao ar livre faz milagres à saúde e de forma totalmente gratuita.

Refletir: Lembras-te quando te perguntavam “O que queres ser quando fores grande?” De certeza que no teu íntimo existia alguma profissão que realmente gostarias de seguir quando crescesses. É o momento de refletir sobre a tua verdadeira vocação. Quais são os teus talentos? O que procuras num emprego? 

 

3. Da teoria à prática. Falar é fácil, o difícil é passar à ação. Para não perderes o rumo, organiza-te. Para procurares trabalho através da Internet ou para pensares no teu projeto, pensa num local da tua casa onde te sintas confortável e não te distraias. Se sentes que em casa os pensamentos negativos e frustração começam a aparecer, o melhor é ires até à biblioteca ou a outro local onde te sintas confortável e seja possível concentrares-te. Vais sentir-te, automaticamente, com energia e determinação para arrancares com esta nova etapa da tua vida.

 

4. Evita sentires-te culpada. Certamente que estás rodeada de pessoas que se encontram na mesma situação. A diferença é que têm uma visão fatalista sobre este tema. Não te deixes contaminar por ex colegas e amigos ou pelas conversas diárias sobre a situação geral do mercado de trabalho. Cada caso é um caso e tu és especial! Tu decides o que queres para a tua vida.

 

5. Sem medo. Por vezes, a impaciência é inimiga da perfeição. Não tenhas medo de perseguir os teus sonhos. Não valorizes o que os outros dizem e não te julgues a ti mesma. Afinal dos “fracos não reza a lenda”.

 

Esta é uma oportunidade perfeita para viveres novas experiências e desafios, contribuindo para que tenhas uma melhor noção dos teus pontos fracos e capacidades. Conhece-te melhor e sê ainda mais feliz!


SUBIR
x
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para facilitar e melhorar a navegação, reunir informação estatística da sua navegação e mostrar-lhe conteúdos e publicidade relacionados com as suas preferências. Se continuar a navegar, consideramos que aceita o seu uso. Pode obter mais informação consultando a nossa política de cookies e condições de utilização.