
Durante a relação constrói-se um pequeno tesouro de bens, objetos e pequenas lembranças com significado para ambos. Usa estas dicas na hora das partilhas.
Os bens
Quem comprou determinado objecto deve ficar com ele. Faz uma lista do que foi comprado a meias e escolham à vez, começado pelos mais fáceis, até aos que causam maior discórdia.
Os amigos em comum
Esta é uma separação que surge naturalmente e a regra é fácil: diz-lhes que não queres saber notícias ou falar sobre o ex, e evita programas onde sabes que ele vai estar.
A amiga dele que se tornou tua amiga
Faz esta pergunta a ti mesma: se conhecesses essa pessoa noutro contexto, ias querer ser amiga dela? Se a resposta for sim, continua a manter contato e usa a regra de ouro: não se fala sobre o ex.
Animal de estimação
Optar pela partilha da custódia só vai provocar ressentimento e prolongar o contato que tanto queres evitar. Normalmente, há sempre um elemento que tem melhores condições para tomar conta do animal, e deve ser essa pessoa a ficar com ele. Mesmo que te custe, sê racional e pensa no bem-estar dele.
A família dele
Se tinhas uma boa relação com eles escreve um postal simpático que diga algo como: “Obrigada por me terem recebido tão bem a vossa família. Terão sempre um lugar especial no meu coração”. Mesmo que o teu ex tenha feito algo terrível, mentaliza-te de que a família não tem culpa, mas também nunca ficará do teu lado.