
Tipos de cansaço:
Astenia primaveril?!
As alterações da luz e da temperatura provocam fadiga física e/ou intelectual durante esta altura no ano. A astenia primaveril é caraterizada pela falta de forças e um excesso de cansaço, assim como transtornos de apetite, memória e sono.
Por isso, o facto de te sentires com falta de forças pode derivar de um cansaço acumulado que se intensifica nesta altura do ano.
Cansaço intelectual
Por norma, associa-se o cansaço ao corpo mas não devemos esquecer que existem muitos outros tipos. O intelectual é bastante frequente já que passamos um elevado número de horas ao computador e em espaços fechados, o que provoca o aparecimento de enxaquecas e vómitos.
Cansaço emocional
O corpo também pensa e sente. Ele sabe quando necessita descanso e de recuperar energia. O stress derivado de várias horas de trabalho acumulado, alterações de sono e de alimentação, provocam um mal-estar que além de físico e intelectual é também emocional.
Momentos em que o cansaço aperta:
- A altura do mês: Se estás naquela “altura do mês” é natural que o teu corpo esteja mais pesado. Não descuides as tuas idas ao ginásio ou de praticar desporto, para recuperares a serotonina e elevar a tua energia.
- Manhã: Evita chegar à hora de almoçar com fome. O ideal é comeres 4/6 porções pequenas até à hora do almoço. Deves evitar comer sandes, uma vez que o pão se digere facilmente. Frango ou peixe com legumes são ideais para a digestão e voltar a ativar os níveis de energia.
- Tiques nervosos na pálpebra
Quando aparecem tiques nervosos é porque realmente atingiste um nível elevado de stress. Nada melhor do que ir nadar, a uma aula de ioga ou simplesmente passear.
- Horas de sono:
O sono tem o poder de nos regenerar. É durante o sono que revitalizamos a nossa energia. Se sentes que tens uma excessiva vontade de dormir, o melhor é consultares um médico que te possa analisar e orientar em caso de depressão.
- Cérebro bloqueado.
Se ultimamente te esqueces de realizar algumas tarefas é porque tens o cérebro bloqueado. Certamente isto deve-se a poucas horas de sono, durante as quais não consegues recarregar os neurotransmissores.
Antes de dormir apaga todos os gadgets, diminui a temperatura do quarto e evita a cafeína após as 16h.
Descansa, caminha e principalmente verifica se estás a fazer uma dieta equilibrada, variada e a horas concretas.
Deves consultar um médico ou especialista que te ajude a uma dieta equilibrada e saudável.