
1. Inspiração: precisa-se. Encontra alguém que te inspire. Pode ser alguém com quem já tenhas trabalhado ou uma celebridade que admires. Reflete sobre as tuas capacidades e motiva-te para crescer e aprender enquanto profissional.
2. Descobre as tuas qualidades. Estás a atravessar uma fase de baixa autoestima e achas que não possuis as competências necessárias para desempenhar as funções que te são destinadas? Pede a opinião da tua cara-metade, amigos, colegas de trabalho ou ex superiores hierárquicos e pergunta-lhes que qualidades profissionais possuis.
3. Concilia habilidades e trabalho. A tua capacidade de liderança não será muito útil se trabalhas de forma independente. Verifica quais são as tuas capacidades e em pensa sobre o tipo de funções que desempenharias melhor. Investe num curso de especialização e verás como, passo a passo, chegarás ao topo.
4. Procura a empresa certa para ti. Se no teu actual emprego são necessários vários anos para uma promoção ou aumento de salário, contacta com outras pessoas que trabalhem na mesma área ou, inclusivamente, na mesma empresa para que possam atribuir-te a função que desejas.
5. Um mentor. Se tens dúvidas sobre o passo seguinte, podes pedir ajuda a um superior hierárquico ou a um colega mais experiente. Perguntar não ofende e aprender muito menos. Quem sabe se não surge uma oferta profissional melhor?