
10 Vantagens práticas de trabalhares por conta própria.
1- Podes criar o teu horário de trabalho.
2- Consegues manter um equilíbrio maior entre trabalho e família.
3- Tens a possibilidade de criar o teu ambiente de trabalho.
4- Escolhes a área profissional de que mais gostas.
5- Prestas contas apenas a ti mesma.
6- Tens melhores compensações financeiras.
7- O sentimento de realização profissional é maior.
8- És socialmente ativa e contribuis para o PIB.
9- Fazes parte de um movimento revolucionário e pioneiro.
10- Sentes uma adrenalina diária e não cais na rotina.
Agora que já conheces todas as vantagens de ser empreendedora vamos dar o passo seguinte. Mas o processo de criação de uma empresa não é simples e requer muita persistência. Estes são os pontos fundamentais:
1- Ideia de Negócio: é aqui que é definida a base da empresa. É fundamental manteres o realismo e analisares o teu perfil e experiência profissional.
2- Análise de mercado: Deves elaborar um Plano de Marketing para avaliar o potencial da tua ideia e definires o produto e o perfil do cliente.
3- Parceiros e associados: Procura rodear-te de pessoas que possam enriquecer o projeto e partilhem da tua visão de negócio.
4- Plano de negócios: Este vai ser o teu cartão de visita junto de potenciais investidores. Procura ajuda profissional para esta fase minuciosa do processo.
5- Capital Inicial: é uma das maiores dificuldades. Procura apoio da Banca, de investidores privados ou de empresas de capital de risco.
6- Constituição formal: Escolhe a forma jurídica da empresa e dirigi-te a um Centro de Formalidades de Empresas para tratares do processo burocrático.
7- Local e equipa: Encontra as instalações apropriadas para o negócio e começa o processo de recrutamento. Dica: Começa com uma equipa reduzida.
8- Início de actividade: Não te esqueças de promover a empresa, contactar fornecedores e definir prazos. Depois de tudo isto, estás pronta para começar!