
Os benefícios
Sozinha ou acompanhada, a qualquer hora do dia, correr é sempre uma boa opção. Inicialmente o running começou a ser praticado com o objetivo de perder os quilos em excesso, mas para a maioria das mulheres é já uma diversão com múltiplos benefícios.
A nível físico melhora o sistema imunitário, aumenta a capacidade pulmonar e mantém o coração saudável. Ajuda a queimar calorias, tonificar os músculos e atua contra a celulite, fortalecendo o corpo e delineando as formas.
A libertação de endorfinas, consequentes da atividade cardiovascular, reduz os níveis de stress, tensões e ansiedade. Atua também na prevenção de doenças como a osteoporose ou hipertensão, melhorando o apetite e o rendimento sexual.
As desvantagens
Tudo depende de cada metabolismo e da intensidade com que corres. As articulações dos joelhos e dos tornozelos são partes do corpo sensíveis a lesões.
É imprescindível que realizes exercícios de aquecimento. Alonga os músculos antes e depois de correr e aquece os tendões de maneira a evitar a deterioração dos ossos, que aumenta com a idade.
Para um treino livre de riscos é que exercite a parte superior do corpo para equilibrar com a inferior. A hidratação é fundamental, assim como utilizar o equipamento adequado.
As mulheres devem prestar especial atenção aos níveis de cálcio e ferro. Alimentos como as sardinhas, salmão, brócolos e lácteos ajudam a evitar lesões e reduzem a artrite e as dores nas ancas.
Antes de começar a praticar qualquer desporto, o ideal é consultar um especialista que possa adaptar o treino individual às características físicas, lesões antigas e doenças.