Alimentação biológica
Alimentação biológica

Com o verão à porta, corpo e mente exigem alimentos saudáveis e de qualidade. Muitas são as celebridades que já fazem uma alimentação biológica. Mas quais os seus benefícios?

A alimentação bio ou dieta ecológica baseia-se em alimentos orgânicos e frescos como fonte de alimentação básica.

Algumas celebridades já aderiram a esta moda, o que suscitou alguma polémica, já que os especialistas questionam os verdadeiros objetivos da alimentação biológica.

Fontes básicas da alimentação bio

Consumir produtos orgânicos, sal do mar, beber muita água, ingerir frutas frescas e produtos lácteos desnatados são alguns dos principais aspetos da alimentação bio. Os alimentos orgânicos são aqueles cujo cultivo é livre de pesticidas, hormonas, herbicidas ou químicos, prejudiciais ao organismo.

Por norma, uma mudança para este tipo de alimentação está associada a um novo projeto ou estilo de vida. No entanto, nos dias de hoje, estas dietas tornaram-se populares devido à divulgação das celebridades nas redes sociais sobre os seus menus biológicos. A questão que se coloca é: afinal qual o objetivo final da alimentação bio?

Celebridades e dietas bio

A preocupação fundamental não é tanto a saúde, mas sim manter um peso ideal. Gwyneth Paltrow é uma das celebridades que defendem a dieta bio. Já os especialistas, criticam ferozmente a atitude da atriz, assim como a de Julia Roberts, Miranda Kerr e Natalie Portman, argumentando que estas nunca se interessaram pela comida biológica e distorcem os propósitos reais destas dietas.

Vantagens e desvantagens

Antes de começar uma dieta bio deves saber que não é por os produtos serem naturais, que não contêm substâncias tóxicas ou químicas, apenas as têm em menor quantidade do que os produtos de consumo regular.

A alimentação bio fortalece os órgãos, o sistema digestivo e o imunológico. Além disso, os especialistas afirmam que ajuda a eliminar os fungos presentes no corpo e a purificar o organismo, expelindo toxinas. Equilibra a mente, restabelece e nutre o organismo e ajuda ao bem-estar físico e mental. Uma série de melhorias que poderás sentir apenas com a simples alteração dos produtos básicos do teu dia a dia. Além de saudáveis, os produtos ecológicos são mais saborosos, já que não contêm químicos extras.

Outra das vantagens destes artigos é que contêm mais nutrientes e funcionam melhor como antioxidantes. Mas lembra-te que a mudança para uma alimentação bio pode ser um processo demorado. Por isso, recomendamos que o faças de forma gradual, substituindo os alimentos pouco a pouco.

Mas nem tudo é positivo: atualmente não existe uma legislação geral que garanta que os produtos que comes sejam 100 por cento fiáveis, por isso, certifica-te que compras os ingredientes a vendedores da tua confiança.

Outro problema é o preço. Apesar de o acesso a estes produtos estar cada vez mais generalizado, os preços são mais elevados em comparação aos produtos não-biológicos, o que torna esta dieta numa alimentação elitista. Comprar comida ecológica (dependendo dos sítios) poderá custar em média, aproximadamente, mais 20 por cento do que gastas em alimentos convencionais.

Bio ou não, o importante é que a tua dieta seja nutritiva e equilibrada e principalmente que não te sintas culpada pelo que comes. E não te limites a comer unicamente alimentos biológicos, ou será muito difícil na hora de escolher o restaurante. 


SUBIR
x
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para facilitar e melhorar a navegação, reunir informação estatística da sua navegação e mostrar-lhe conteúdos e publicidade relacionados com as suas preferências. Se continuar a navegar, consideramos que aceita o seu uso. Pode obter mais informação consultando a nossa política de cookies e condições de utilização.