
Manter uma alimentação saudável durante as festas de fim de ano não é fácil, mas não é impossível. 7 Truques que te ajudam a evitar alguns exageros durante esta época.
1- Não sair, muito, da rotina
Mantem o plano alimentar de todos os dias, as regras são as mesmas, e o corpo não se recente. Come de três em três horas, assim não chegas as refeições com muita fome, e não cais na tentação de encher o prato. Beber muita água, e opta sempre por alimentos ricos em nutrientes, que te vão manter saciada por mais tempo.
2- Manter o equilíbrio
Nesta altura as opções clóricas são muitas, mas procura equilibrar o teu prato com proteína, carboidratos integrais, salada ou legumes. Mas não te prives de comer o prato de que mais gostas, para não afetar muito o teu corpo, come só uma pequena dose.
3- Bebe com moderação
Para além de serem muito calóricas, as bebidas alcoólicas têm o índice glicémico alto, o que quer dizer que se transformam rapidamente em gordurinha. Bebe para brindar a chegada do novo ano, mas se excessos.
4- Evita as “finger foods”
Uma ótima maneira de não exagerar é comer apenas um prato completo, e evitar “petiscar” nos salgados e outras entradas altamente calóricas.
5- Primeiro os mais saudáveis
Os alimentos que deves colocar em primeiro lugar no prato devem ser os que contiverem menor número de calorias, assim sobra menos espaço para a comida mais calórica.
6- Snaks saudáveis
Existem muito aperitivos naturais que podem substituir os habituais salgados, enchidos e queijos de que tanto gostas. As nozes, amêndoas, castanhas e avelãs são presença obrigatória na mesa das festas.
7- Escolhas inteligentes
Substitui:
O presunto, pelo peito de peru. Para além de ser uma versão menos calórica, é uma ótima fonte de proteína e aumenta a saciedade.
O Bolo-rei, por bolo de chocolate diet. Neste caso a vantagem é a redução do número de calorias, mas atenção, não podes colocar qualquer tipo de calada no bolo de chocolate.
A cerveja, por vinho. O vinho é rico em flavonoides que ajudam na circulação sanguínea e ajudam a prevenir doenças cárdicas. Mas atenção, não exageres.
Gelado, por batido de banana com cacau. A banana é rica em potássio e o cacau em flavonoides, e não contém o açúcar e a gordura presentes nos gelados.
Fonte: http://mdemulher.abril.com.br/