
As diferenças de género devem ser respeitadas e... escutadas. Estudos científicos comprovam que são as mulheres que têm melhor audição, sendo que nos homens este sentido diminui duas vezes mais rápido, até aos 50 anos. Alguns especialistas consideram que a melhor audição do público feminino explica as suas diferentes capacidades de audição e aprendizagem.
As principais diferenças auditivas entre os géneros são:
1. As mulheres tem melhor audição que os homens, especialmente em frequências mais elevadas;
2. Alguns especialistas dizem que a melhor audição feminina explica as suas diferentes capacidades de audição e aprendizagem;
3. A audição deteriora duas vezes mais rápido nos homens;
4. O limiar auditivo dos homens começa a diminuir por volta dos 30 anos, enquanto nas mulheres este processo inicia-se muito mais tarde;
5. As diferenças auditivas reduzem com o passar dos anos, mas as mulheres beneficiam do efeito protetor das hormonas femininas entre os 30 e os 50 anos, tornando a perda auditiva idiopática mais comum entre os homens.
A deficiência auditiva em Portugal apresenta uma proporção de 8 em cada 1000 habitantes. Este aumento de prevalência deve-se em parte ao facto da população Portuguesa apresentar-se envelhecida.
Atualmente, 590 milhões de pessoas em todo o mundo e mais de 83 mil portugueses sofrem de défices auditivos. Estima-se que em 2050 mais de mil milhões de pessoas mundialmente sofram de défice auditivo.
Fonte Amplifon
www.amplifon.pt