
Contra tudo o que sempre pensaste, não é aquele café às 22h que te impede de adormecer- descobre os 10 motivos por que te mantens acordada.
A temperatura do quarto
Se a divisão estiver demasiado quente ou fria, é certo e sabido que vais acordar a meio da noite- opta por manter a divisão nos 19, 20 graus, conforme a preferência. Escolhe lençóis e cobertores de algodão, pois este material deixa o ar circular e ajuda a manter uma temperatura confortável debaixo dos cobertores.
Os cortinados fechados
Se tens cortinados no quarto, certifica-te de que os mesmos cobrem toda a superfície da janela, em comprimento e largura, e que são de um tecido que não permita a luz transparecer- caso contrário, a luminosidade do exterior, pode prejudicar o teu sono e acordar-te bem mais cedo do que seria necessário.
O relógio-despertador
É tentador ter um relógio na mesa de cabeceira e espreita-lo a meio da noite para saberes quanto tempo falta até o despertador tocar. Mas assim que fazes as contas e percebes o quão pouco falta, ficas ansiosa e não consegues voltar a adormecer com facilidade. Afasta o relógio o suficiente para que não consigas ver as horas e evita os digitais. Segundo um estudo norte-americano, este género de relógio pode emitir uma luz que suspende a produção de melanina e te deixa agitada.
O teu melhor amigo
Por mais que sejas doida pelo teu cão ou gato, e mesmo que não sofras de qualquer alergia aos mesmos, os pelos largados pelo animal de estimação, e que ficam acumulados nos lençóis, vão irritar as fossas nasais- assim sendo, o mais provável é que passes a noite a fungar e a espirar, forçando o corpo a manter-se acordado.
Os programas de tv desadequados
Se és daquelas pessoas que adormece com a tv ligada, tem cuidado com os programas que escolhes- prefere documentários e deixa de lado os episódios de The Walking Dead ou Sangue Fresco.
A cor das paredes
Podes ser mega fã de azul elétrico ou de um tom de roxo drástico, mas são as últimas cores que deves escolher para o quarto. Apesar de serem cores inspiradoras, vão manter-te acordada de noite, pois impulsionam o cérebro a trabalhar.
Silêncio total
Quando o quarto está num silêncio absoluto, o sono torna-se mais leve e és facilmente acordada por qualquer ruído, desde o som de um carro na rua, até ao teu namorado que se levantou cuidadosamente para ir beber água. Arranja uma máquina de ruído branco ou liga um aquecedor elétrico (nas noites mais quentes, uma ventoinha também faz o efeito), já que ambos emitem um som leve e calmante que te pode ajudar a adormecer.
Coisas a mais
Há objetos no quarto com significado, e que podem recordar-te bons e maus momentos da tua vida. Para que consigas descasar, a palavra de ordem para esta divisão é “menos”- livra-te de tudo o que possa lembrar-te de circunstâncias menos felizes, e não só. Também aconselhamos a manter o quarto limpo, sem roupa espalhada pelo chão, amontoada na cadeira ou revistas em pilha na mesa de cabeceira.
O teu telemóvel
O ecrã negro e o relógio digital não são as únicas caraterísticas do smartphone que são prejudiciais. A antecipação e ansiedade de receberes uma chamada, mensagem ou e-mail são suficientes para estares com os sentidos em alerta e não conseguires colocar o cérebro em “modo descanso”. Sabemos que não é fácil “desconectares-te” do mundo, mas acredita que vais ganhar horas de paz se desligares o telefone antes de ires dormir.
As luzes dos gadgets
Computadores e tablets emitem uma luminosidade que diminui a produção de melanina, o que te deixa alerta e acordada. Para evitar esta situação, mantém estes aparelhos bem longe de ti e desliga-os pelo menos uma hora antes de ires dormir. Se não consegues resistir a ler algo antes de adormecer, porque não um livro ou uma revista?